quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Projeto "Conhecendo nosso povo" tem mais uma edição em Araquari

Centenas de crianças lotaram o galpão da igreja matriz, na sexta-feira (30/08) para apresentar suas coreografias folclóricas retratando as culturas de diversas regiões do país. O evento é tradição em Araquari e acontece todos os anos no mês de agosto com os alunos dos quintos anos das Escolas Municipais do local.

As apresentações fazem parte do projeto “Conhecendo o nosso povo” que teve início em 2007. Segundo a coordenadora pedagógica Mariza Vazquez, o objetivo do evento é fazer com que os alunos conheçam a formação cultural e a identificação do povo brasileiro.

“É importante que as crianças reconheçam a identidade cultural de sua comunidade e, isso acontece através de brincadeiras, cantigas, fotos, contação de histórias, exposições de objetos antigos e muitas outras formas que os professores trabalham em sala de aula”, diz Mariza.

As culturas são trabalhadas com os alunos de primeira a quinta série, mas são os quintos anos que apresentam musicalmente e trocam os conhecimentos de aula. As regiões trabalhadas pelos professores são: Sul, Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Assim, as escolas João Agnelo Vieira e Antenor Sprotte representaram a região Sul com suas danças e culturas, já a região Nordeste foi representada pelos alunos do quinto ano das escolas São Benedito e Rosalvo Fernandes. O Norte ficou por conta dos alunos da Escola Ponto Alto que dançaram o pau de fita como coreografia principal. A escola Francisco Jablonsky representou a região Centro-Oeste e o Sudeste ficou por conta das escolas Cristina Marli Zipf Ribeiro e Amaro Coelho.

Durante as apresentações, além do conhecimento trocado entre os alunos, sorrisos estavam presentes nos rostos orgulhosos dos jovens estudantes que se divertiam com as apresentações. Alguns iniciam ainda tímidos, e logo se enturmavam a diversão dos outros.

O projeto inicia com os primeiros anos, trabalhando e descobrindo a identidade histórica e cultural da comunidade ao qual se encontram inseridos. Os segundos anos identificam e reconhecem a identidade cultural do município com suas músicas, danças, brincadeiras, lendas urbanas e comidas típicas.

Já o terceiro ano trabalha culinária e costumes como ditos populares, habitação e localização, histórias do povo, medicina popular e algumas festas. Os quartos anos abrangem a cultura catarinense e no quinto ano, os professores trabalham por meio de pesquisa, observação, coletas de dados, ou entrevistas que vão subsidiar as apresentações finais, este ano, representadas em danças.

E num vai e vem de musicas e movimentos, os alunos saíram conhecedores de mais um pouco da cultura brasileira.

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