quarta-feira, 9 de julho de 2014

Prefeitura começa a executar programas de prevenção de riscos de trabalho


Durante esta semana começou a ser executado na Prefeitura Municipal três programas de prevenção de riscos de trabalho, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). “É uma medida que sempre estamos atualizando com o objetivo de oferecer mais segurança aos nossos funcionários”, comenta Charlin Manoel Raimundo, gerente de Recursos Humanos.
Todos os setores públicos serão analisados por engenheiros e profissionais da área, com o objetivo de identificar pontos que podem ser melhorados para manter a saúde e bem estar dos servidores. “Eles vão verificar situações como ruídos, vibrações, pressões anormais ou mesmo luminosidade”, diz.
O PPRA é um conjunto de ações que visa a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
“No Brasil a legislação do trabalho obriga todas as empresas públicas e privadas a elaborarem e implementarem o PPRA, além de manter um documento de registros dessas ações”, informa Charlin.
O PPRA foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Já o PCMSO é um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho, no Brasil, também visando à proteção da saúde ocupacional dos trabalhadores. É responsável por exigir que se cumpram algumas normas como: exame admissional, exame periódico, exame de mudança de função e exame demissional.
Já o LTCAT é um laudo elaborado com o intuito de se documentar agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores expostos.
De acordo com Charlin, além dessas ações, em breve será implementado na Prefeitura a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). “A Cipa é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores que tem por objetivo prevenir doenças e acidentes decorrentes do trabalho, tornando compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do empregado”.

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