sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Segunda etapa da Oficina de Empreendimento em Artesania é realizada em Araquari


Mais de 30 pessoas entre homens e mulheres participam nesta quarta-feira (3), da segunda etapa da Oficina de Empreendimento em Artesania, com duração de 8 horas, realizada no auditório da Prefeitura de Araquari, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Univille, por meio do Projeto de Extensão Design na Gestão de Empreendimentos em Artesania Solidária (Desol).
 
A primeira etapa do curso foi realizada em maio deste ano e o evento tem por objetivo orientar os artesãos ou quem pretende se inserir no ofício. “O que nós buscamos com essa parceria é trazer conhecimentos para auxiliar os artesãos de nossa cidade a saberem vender os produtos que confeccionam e agregarem valor a eles”, diz Sueli Hreisemnou de Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
 
A oficina desta quarta-feira foi comandada pela coordenadora do projeto Rita Inês Petrykowski que conta que ele já existe há cinco anos. “O projeto é trabalhado como assessoramento aos artesãos dentro da universidade e Araquari foi a primeira turma das quatro Prefeituras que já receberam a oficina”, diz. Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul também fazem parte das prefeituras que receberam a oficina e no próximo ano, a Univille pretende abrir para outras cidades.
 
Quem participou do primeiro módulo, fez questão de voltar para continuar aprendendo, como o índio Fabiano da Silva Macena: “A gente faz um só tipo de artesanato e conheceu outros tipos por meio do curso. Trabalhamos com artesanato em madeira e como gostei muito do curso resolvi voltar para aprender a vender o que fazemos”.
 
Marisa Caetano da Silva é auxiliar de educação e funcionária da Prefeitura de Joinville. Faltam 4 anos para ela se aposentar e Marisa já sabe o que quer fazer: “Com a minha aposentadoria eu quero me dedicar ao artesanato e este curso está me dando as orientações que preciso como por exemplo, saber cobrar pelo produto que ofereço”, diz. Vera Lucia Baeumle é professora aposentada, sempre participa de feiras de artesanato e veio para Araquari representar a Casa da Cultura de Balneário Barra do Sul, e também em busca de mais conhecimento. “É um curso muito bom, dinâmico e nos traz novas orientações para trabalharmos com o artesanato”, conta. Vera trouxe com ela também algumas funcionárias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcioanis (APAE) que atuam com oficinas pedagógicas e buscam levar os conhecimentos para serem aplicados com os alunos da instituição, inserindo-os também no mercado de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário