segunda-feira, 12 de maio de 2014

Museu da Imagem abre 12ª Semana dos Museus


Foi uma manhã divertida e com muita arte e cultura para quem esteve no Museu da Imagem de Araquari, nesta segunda-feira (12). O espaço está fazendo parte da 12ª Semana dos Museus que acontece até dia 17 de maio e teve sua abertura durante essa manhã, contando com mais de 200 pessoas.

Para a professora de educação especial Soraia de Aquim foi um momento de resgate cultural. “É sempre muito bom ver a arte e a cultura sendo resgatadas e para as crianças é uma forma de aprendizado fora da rotina de sala de aula”, diz. Durante a semana, 39 grupos artísticos devem passar pelo palco para as apresentações.

O Museu da Imagem está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 485, no Centro de Araquari e durante o evento haverá duas tendas, exposição de artesanato local e pratos como cambira ao molho de maracujá e pirão com linguiça.“Nós também estaremos com uma equipe da saúde medindo pressão e realizando teste de glicemia gratuitamente”, comenta a diretora do museu Angelita Leandra Estevão.

A manhã contou com a Banda do 62º Batalhão da Infantaria e apresentações de alunos das escolas municipais de Araquari. Para a tarde a programação é por conta da “Dança do Vilão”, de São Francisco do Sul que começa às 14 horas com a apresentação. “Rogério e Seus Teclados” encerra o dia, iniciando sua apresentação ás 20 horas. E esse é apenas o primeiro dia da programação. Na terça-feira (13), haverá apresentações de danças culturais, de canto e dramatização às 8h30 e às 14h. Às 20 horas, a apresentação é comandada pelo Conservatório Belas Artes de Joinville com Banda e Instrumental.

Na quarta-feira (14), às 8h30 iniciam as apresentações de danças culturais, de canto e dramatização das escolas municipais de Araquari que retornam às 14 horas e às 20 horas, a cidade pode prestigiar também a peça de teatro “Quem roubou o meu sonho?”, do grupo Cia de Teatro Abismo.

Quinta-feira (15), 8h30 e 14 horas iniciam as apresentações de danças culturais, canto e dramatizações das escolas municipais e às 20 horas, a programação segue com a apresentação de Terno de Reis. Na sexta-feira (16), o público contará com danças culturais, canto e dramatizações a partir das 8h30 e novamente às 14 horas. Às 20 horas haverá show com a banda “Etc e Tal” de Araquari.

E é no sábado que a Semana dos Museus se encerra no Museu da Imagem. Às 10 horas acontece a 2ª Saída Fotográfica pelo Centro de Araquari e o evento segue com apresentações de Kung Fu, com a cantora Melissa, com o grupo de dança de rua “Pink” e retorna às 11 horas com programações marcadas até as 21h30. “O que nós queremos é proporcionar à comunidade de Araquari, uma semana de diversão, de cultura e de muita arte”, diz Angelita.

Segundo ela, uma mostra cultural de fotografias também está marcada para seguir durante toda a programação. “É algo especial, belo e bem diferente do que estamos acostumados a ver”, declara a diretora sobre a mostra “Explorando os Sentidos” que pertence à fotógrafos com deficiência visual. De acordo com a diretora, o evento só está sendo possível com a dedicação dos artistas que estão sendo voluntários para que a 12ª Semana dos Museus no Museu da Imagem possa acontecer. "Todos os artistas que passarão por nosso palco estão vindo fazer as apresentações gratuitamente. São pessoas que têm um mesmo objetivo: dividir conhecimento e compartilhar cultura", diz.

Quem também esteve na abertura do evento foi o vice-prefeito Clenilton Carlos Pereira que veio representar o prefeito João Pedro Woitexem e deixou sua mensagem falando da importância deste dia para a comunidade araquariense. “Araquari vive um momento de transição de pequena para grande cidade e esse é um dos eventos que estão contribuindo para esse crescimento ao distribuir arte, cultura e história para a população”, diz.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.

Araquari Futsal é BI Campeão do Microrregional dos Joguinhos Abertos de SC


No último final de semana, a equipe do Araquari Futsal sub 18 que tem apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes esteve em São Bento do Sul para a disputa do Microrregional dos Joguinhos Abertos de SC. A equipe viajou como a atual campeã e segundo o técnico Jonathan de Oliveira, com dois objetivos: “O primeiro era a conquista da vaga para o Regional e o segundo era manter o título em Araquari”, diz.

A primeira vitória ocorreu logo na estréia, diante da equipe de Três Barras, com o placar de 6x2. No segundo jogo, mais uma vitória foi conquistada com o placar de 6 x 1 contra a equipe de Campo Alegre. A vaga para o Regional veio no terceiro jogo com mais uma vitória, diante da equipe de Irineópolis, onde o placar ficou em 4 x 3.

Com a vaga garantida, o objetivo do técnico e da equipe do sub 18 de futsal passou ser chegar à final. Para isso acontecer Araquari teve que vencer os donos da casa, em jogo válido pela semi-final e com o placar de 4 x 0. A vaga para a final foi garantida com a vitória sobre São Bento do Sul.

Na final, o adversário foi a equipe de São Francisco do Sul, em uma partida muito disputada terminando em 1 x 1, no tempo normal. O campeão seria conhecido na prorrogação que terminou em 2 x 1 para Araquari, que ficou Bi Campeã dos Joguinhos Abertos de SC.
“Agora a equipe volta a treinar visando a etapa Regional que acontece no mês de junho, em Jaraguá do Sul”, comenta o técnico.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

ESPECIAL DIA DAS MÃES: Vida de guerreira - 28 anos de dedicação materna

Dona de uma boa conversa, sempre disposta e bem humorada. É assim que passa os dias Eloina Batista, de 65 anos. Ela é casada, dona de casa, mãe de Ana Carolina Batista, de 28 anos e Jorge Felipe Batista, de 25 anos e ainda, ora ou outra, se vê tecendo xales, blusas, calças e outras peças artesanais feitas pelo tear e claro, pelas ligeiras mãos de Lina, como é conhecida pelos amigos. Ela, a mulher artesã que se orgulha dos diversos diplomas de cursos de artesanato, hoje ocupa outra função tão ou mais delicada que a arte de tecer.

Atualmente sua vida é de dedicação total ao “pequeninho” como chama ao filho que foi diagnosticado com Síndrome de Down, após nascer. “São 25 anos de dedicação ao Jorge, no começo era mais difícil de lidar com ele, mas, agora já tenho o jeito”, comenta sorridente e orgulhosa.

O tempo fez com que a mãe compreendesse as necessidades de Jorge e adaptasse sua vida para estar sempre perto do filho. “Ele é muito inteligente e comunicativo, é esperto que só e adora música”. Jorge não toca nenhum instrumento musical, mas manuseá-los o deixa feliz e cantarolar as músicas que aprende é um momento de descontração para ele.

Ela ri, ela brinca, dá bronca quando necessário e aqueles “empurrõezinhos” de incentivo no rapaz, quando ele acorda sem vontade de ir para a escola. Jorge frequenta desde os três anos de idade a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Araquari (APAE). “Ele foi o primeiro aluno da APAE, praticamente fundou a entidade”, brinca a mãe.

Quando ainda era criança, dona Eloina sempre o acompanhava, mas quando o menino cresceu, ela passou a levá-lo para a APAE e aguardar seu regresso com o café pronto, em casa. “Jorge adora comer, e ele até escolhe o cardápio”, diz enquanto recorda como são os dias com o filho.

Aos sete anos foi quando Jorge começou a Andar. Até lá dona Lina já cansada de levar o menino crescido no colo improvisou um táxi: “O Jorge chegava de táxi na escola e as crianças gritavam: ‘olha, lá vem o táxi do Jorge’”, gargalha ao recordar da ideia que teve para transportar o filho. O táxi ao qual as crianças falavam era um carrinho de mão que por muitos anos foi companheiro de mãe e filho durante os trajetos até a APAE.

Apesar da energia que transparece, dona Eloina afirma que cuidar de Jorge não é tão simples: “O Jorge não é fácil. É dedicação total a ele”. Segundo a mãe, quando o rapaz acorda de bom humor, ele já toma as iniciativas como: lavar o rosto, fazer a cama ou pegar sua própria comida. “Mas quando ele acorda bravo, se senta nessa mesa e fica aqui emburrado, sem fazer nada”, diz.

A rotina de Jorge é assim, ele acorda, faz as necessidades básicas, almoça e vai para a aula na APAE, sempre com Lina ao seu lado. “Quando ele não quer ir é difícil fazer ele mudar de ideia, mas eu dou meu jeito”, conta. Ao falar do filho ri das peripécias do menino e de suas próprias histórias. “Jorge apronta cada uma”. Dona Lina é uma mãe orgulhosa dos filhos e sua principal característica é buscar a felicidade da família. Como? Sendo ela própria muito alegre. “A gente tem que esquecer das dificuldades e seguir em frente com alegria”.

Projeto em parceria com o Governo Federal beneficia famílias de Araquari com frutas e verduras


A equipe da Secretaria de Assistência Social de Araquari, junto dos membros do Conselho de Assistência Social se reuniram nesta quinta-feira (8) para receber os alimentos perecíveis que chegaram por meio do Programa de Desenvolvimento pela Assistência Social, uma parceria entre o Governo Federal, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cooperativas, Secretaria de Assistência Social e Instituições Sociais cadastradas na secretaria de Araquari.

O programa está ligado à Agricultura Familiar, onde o Governo Federal faz um repasse para os agricultores beneficiando- os e as frutas e verduras são assim, encaminhadas para as cidades parceiras no programa e distribuídas às entidades cadastradas na Secretaria de Assistência Social e às famílias carentes do município que também possuem cadastro e confirmação de baixa renda.

“Nós estamos distribuindo os alimentos perecíveis para aproximadamente 150 famílias, com o objetivo de trazer proteína e vitaminas para o cardápio dessas pessoas carentes”, comenta Salete Cristina de Almeida Duarte, secretária da Assistência Social. Durante a quinta-feira algumas famílias já receberam o kit de alimentos e nessa sexta-feira (9), seguem as entregas.

15ª Corrida Rústica de Araquari acontece neste sábado (10)



Araquari já está preparada para a 15ª Corrida Rústica da cidade. O evento costuma reunir apaixonados por esporte de diversos municípios da região. Em 2013, mais de 300 atletas participaram da corrida e para esse ano, a expectativa é superar esses números. A corrida está programada para o sábado (10), com início às 14 horas, com a entrega do número de inscrição no ginásio. Já a largada acontece às 16 horas.

Os percursos estão divididos na categoria adulto masculino e feminino 5 e 10 quilômetros, onde a prova de 5 quilômetros prevê uma volta com saída e chegada próximo ao Ginásio de Esportes Moacir Iguatemy da Silveira e a prova de 10 quilômetros com duas voltas. “Nós estamos na 15ª edição e sempre com o objetivo de incentivar a prática esportiva na região”, comenta o secretário de Turismo, Lazer e Esportes Paulino Sérgio Travasso.

O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte e tem apoio da Associação Corville de Atletismo. Em 2013, a corrida teve a participação de corredores profissionais que viram no evento a oportunidade de treinar e avaliar o rendimento. Uma delas foi a atleta paraolímpica Ádria Santos que passou por 15 países e acumulou mais de 13 medalhas em jogos paraolímpicos, sendo quatro de ouro, oito de prata e uma de bronze.

A atleta é deficiente visual e treina em Joinville ao lado do guia Rafael Krub, que a acompanha desde 2005. Para ela, o maior desafio da competição foi superar os próprios limites. “A gente sempre busca uma motivação, e o esporte traz algo disso. O reconhecimento que tenho é algo que o dinheiro não paga”, disse.

Para 2014 a premiação foi escolhida por categorias. Veja:

GERAL MASCULINO E FEMININO – 10 km
Classificação | Premiação
1º Lugar: Troféu + R$ 600
2º Lugar: Troféu + R$ 400
3º Lugar: Troféu + R$ 250
4º Lugar: Troféu + R$ 200
5º Lugar: Troféu + R$ 150

CATEGORIAS MASCULINO E FEMININO – 10 km
Classificação | Premiação
1º Lugar: Troféu + R$ 60
2º Lugar: Troféu
3º Lugar: Troféu

GERAL MASCULINO E FEMININO – 5km
Classificação | Premiação
1º Lugar: Troféu + R$ 200
2º Lugar: Troféu+ R$ 150
3º Lugar: Troféu + R$ 100
4º Lugar: Troféu
5º Lugar: Troféu

GERAL MASCULINO E FEMININO – MORADORES EM ARAQUARI - 5km
Classificação | Premiação
1º Lugar: Troféu + R$ 200
2º Lugar: Troféu+ R$ 150
3º Lugar: Troféu + R$ 100
Informações podem ser obtidas no Departamento de Esporte com Sanderlei pelos números (47) 3447-1080 ou (47) 9235-5108.
 

Sub 18 embarca em busca da vaga para o Regional dos Joguinhos Abertos


A delegação de Araquari embarca na manhã destasexta-feira (9) para a cidade de São Bento do Sul, onde busca uma das quatro vagas para o Regional dos Joguinhos Abertos de SC. Além de ir atrás da classificação, o futsal de Araquari entra em quadra como o atual campeão do Microrregional e o desejo é conquistar o seu segundo título. “Nossa equipe está bem preparada e acreditamos que com determinação conseguiremos a vitória”, comenta Jonathan Ricardo de Oliveira, técnico da equipe.

A estréia ocorre às 13 horas diante do time de Três Barras. No mesmo dia, às 18h30, a equipe de Araquari volta à quadra para enfrentar a equipe de Campo Alegre. Já no sábado (10), fecha sua participação às 8h30 com o desafio de vencer Irineópolis.

A equipe do Araquari viaja com 15 atletas, sobre comando dos Professores Jonathan Ricardo de Oliveira (Técnico) e Bruno Felipe Hornick (Preparador Físico).

Mais de 20 pessoas participam de reunião de orientação, no Cras do Itinga


A sala de reuniões do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizada no bairro Itinga foi palco da primeira reunião do ano de orientação às pessoas que estão recebendo acompanhamento da equipe técnica da unidade. “Nós estamos trabalhando a apresentação do Cras e informando qual é a nossa função e quais os serviços que realizamos”, comenta Keit Krelling, coordenadora do Cras do Itinga.

Durante a reunião, a equipe do Cadastro Único também informou os participantes do evento sobre os programas oferecidos pelo órgão. O Cadastro único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como as que têm renda mensal até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

Esse instrumento permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características de domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, dados de cada um dos componentes da família.

O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), podendo ser apenas utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Moradores do Linguado participam de curso para criação de frango caipira


Leonardo da Silva é morador da aldeia Ivapuru de Araquari e ele é um dos participantes do Curso de Criação de Frango Caipira que está sendo oferecido pela Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria da Agricultura e em parceria com o Sindicato Rural dos Trabalhadores e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
 
O objetivo de Leonardo é claro: “Eu quero aprender aqui para poder implantar depois na aldeia em que moro”, diz. Na Ivapuru vivem 22 índios que hoje não trabalham com criação de animais, mas que se depender de Leonardo e dos outros quatro representantes que estão no curso, não vai demorar muito para que iniciem os serviços. “Eu quero que seja parte de nossa fonte de renda e consumo”.
 
Ele não é único que pensa dessa forma, Vera Maria Carvalho, professora aposentada do Instituto Federal Catarinense de Araquari, após 30 anos de serviços decidiu com sua aposentadoria sair de Joinville e vir morar na área rural de Araquari, onde pretende transformar sua casa em um centrinho agro ecológico.
 
 “A ideia é fazer da minha casa um lugar onde os estudantes possam vir aprender ecologia. Eu já tenho uma horta, algumas plantações e as galinhas vão compor esse cenário, além de ser também, uma fonte de consumo e renda”, conta.
 
A área do terreno de Vera comporta 75 galinhas, mas inicialmente, ela pensa em ter no máximo 30 para se habituar primeiro às aves. Durante o curso, além de aprenderem a fazer o espaço onde as aves devem ficar, os comedouros, e demais materiais necessários para a criação do frango, eles aprendem a usar materiais recicláveis como canos, bambus ou mesmo, galões velhos. “É uma boa forma de economizar”, diz Vera.
 
A casa de Verá é a sala de aula e as mesas da área de festa são as carteiras. Já o terreno é todo o espaço onde os alunos, após aprenderem a teoria vão partir para a aula prática. “No curso as alunos aprendem o manejo, a fazer as instalações, a controlar as doenças e também a fazer a demarcação de piquetes de pastagem”, informa Flávia Nunes, técnica agrícola da secretaria de Agricultura.
 
Esse é o segundo curso realizado pela Prefeitura e acontece em três dias. Hilário Vili Tambosi participou da primeira edição, organizou as instalações em sua chácara com as técnicas que aprendeu no curso, usando materiais recicláveis, começou com 30 aves e hoje tem 210 frangos.
 
A estufa aquece 60 ovos, e enquanto espera os pintinhos nascerem segue com seus trabalhos. “Desses 60 ovos, geralmente nascem 50 pintinhos e a gente vende o lote assim, de 50”, comenta. Hoje, os frangos já são fonte de renda e consumo para ele e a família.
 
Cada etapa da criação tem seu cantinho. É a estufa onde ficam os ovos, a caixa onde ficam os pintinhos recém nascidos e aquecidos, um espaço na lateral para os maiores e a assim vai seguindo a ordem. “Um frango pronto para o consumo tem 150 dias e chega a pesar até 3 quilos”, diz. Quanto à comida, ele nem se preocupa com os gastos com ração, pois, o frango caipira come frutas, sementes e insetos.
 

Segunda Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço já tem data marcada


Sábado (10) e domingo (11) são os dois dias destinados à 2ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. Os jogos acontecem a partir das 14 horas no sábado e a partir das 9 horas no domingo.
Confira os locais, times e horários das partidas:

Sábado 10/5 – Local: Antônio Cezar – Corveta Br 101
14h – São José X Cerro Azul (Chave F)
15h – Caxias X EC Bom Jesus (Chave F)
16h Boca Junior X CELL- Itinga (Chave E)
Sábado 10/5 – Local: Ponto Alto
14h – Beira Rio X Ponto Alto (Chave E)
15h Cuba X IFC (Chave D)
16h – ANTO Antônio X São Vicente (Chave D)
Domingo 11/5 – Local: Antonio Cezar – Corveta Br 101
9h – Franklin Eletric X São Paulo – Itinga (Chave C)
10h – Juventus X Águas Vermelhas (Chave C)
11h – Guamiranga X Amigos do Emerson (Chave B)
Domingo 11/5 – Local: Campo 7 de Setembro
9h- Pousada X Borracharia do Velho (Chave B)
10- Lameiros X Areias (Chave A)
11h – PHA X Mexe-mexe (Chave A)

Primeira Oficina de Empreendimento em Artesania é realizada em Araquari


Cada um tem uma forma de aplicar o conhecimento adquirido na primeira Oficina de Empreendimento em Artesania, porém, todos estão satisfeitos com o que aprenderam e vão levar as informações para seus diferentes ofícios, onde usam a prática do artesanato.

A oficina foi realizada nesta quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Araquari, por meio de uma parceria entre a Prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura e a Univille, com o Projeto de Extensão Design Social na Gestão de Empreendimentos em Artesania Solidária (Desol).

E deixou em quem participou do curso, um gostinho de quero mais: “Ah eu já pretendo vir no próximo módulo. Achei ótimo o curso. Quanto mais a gente sabe, mais a gente não sabe nada porque sempre estamos aprendendo”, comenta Rogéria Lemos que veio de Balneário Barra do Sul.

Rogéria trabalha com artesanato na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de sua cidade e seu objetivo é levar as novas informações adquiridas na oficina para lá.  

Dona Marisa Caetano, também tem o mesmo pensamento. “Eu achei muito interessante a oficina e pretendo aplicar os conhecimentos que adquiri aqui no CEI no qual trabalho”.

A oficina foi comandada pela coordenadora do projeto Rita Inês Petrykowski e ela já confirma os próximos módulos: “Nós ficamos muito felizes com o trabalho que conseguimos desenvolver em Araquari e vamos ter um segundo módulo no próximo semestre, podendo se estender para um terceiro”, diz.

De acordo com ela, o projeto já existe há cinco anos sendo trabalhado como assessoramento aos artesãos dentro da universidade e Araquari foi a primeira turma das quatro prefeituras que vão receber a oficina. Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul ainda devem fazer parte do projeto e no próximo ano, a Univille pretende abrir a oficina para outras cidades.

Em Araquari mais de 30 pessoas, entre homens e mulheres participaram do evento que durou 8 horas e meia. A oficina ofereceu atendimento em duas etapas aos artesãos do município, por meio de assessoramento direto e voltado para o empreendimento, desde a identidade visual, design, melhoria da qualidade do produto, até a gestão e precificação.

A equipe da Univille que atua com o Desol é formada por professores, mestrandos e acadêmicos de vários cursos. “É uma parceria que deu muito certo e trouxe novas formas de empreender para nossos artesãos”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Cultura Sueli Hreisemnou de Oliveira.

Gestores Públicos de Araquari participam de mais uma etapa do Programa Nova Economia


Mais uma etapa do Programa Nova Economia do Governo do Estado está seguindo, nesta segunda-feira (6), em São Francisco do Sul, onde o prefeito João Pedro Woitexem, o vice Clenilton Carlos Pereira e os secretários de Araquari se reuniram com os palestrantes do programa e os gestores das cidades de São Francisco do Sul, Garuva e Jaraguá do Sul.
 
O objetivo do programa é traçar um planejamento para a cidade que vise seu desenvolvimento para os próximos anos. O tema de hoje foi “Negociação e Gestão de Conflitos”. “Nós estamos em busca de melhorias constantemente para nossa cidade e todo conhecimento que adquirirmos vem para trazer benefícios para a nossa população, seja a pequeno, médio ou longo prazo”, comenta o prefeito.
 
O crescimento acelerado do município de Araquari também está sendo trabalhado, assim como formas de trabalho que venham a suprir as demandas pensadas junto desse crescimento. Durante o período da manhã, os gestores municipais tiveram palestras sobre conceitos de liderança e teoria da negociação. “O que nós fazemos nesse programa é buscar informações que se relacionem com a nossa realidade para podermos aplicar em Araquari e planejá-la da melhor forma possível para hoje e os próximos anos”, diz Clenilton.
 
No período da tarde, os gestores devem se reunir em grupos e traçar metas para alcançar alguns objetivos já estipulados por eles, em outros encontros. O evento está acontecendo no Museu do Mar, em São Francisco do Sul e segue até às 18 horas. Outros três encontros ainda devem acontecer ao longo do ano.
 

Jogos dos Servidores já revelou os primeiros campeões


Nessa segunda-feira (5), os Jogos dos Servidores já revelou dois campeões: o time de futsal “Sem Preconceito” e o time “Esporte”. O primeiro jogo aconteceu às 20 horas, após a abertura dos jogos e foi entre a equipe do “Sem Preconceito” que venceu de 6 a 0 a equipe “Obras”. E seguida, a partida foi entre o time “Esporte” que venceu a “Câmara” de 2 a 0.
 
Os jogos são uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte e a primeira competição aconteceu no Ginásio de Esportes Moacir Iguatemy da Silveira. O campeonato ainda segue até o dia 9.
 
O objetivo do evento é proporcionar integração entre os servidores. “Buscamos pelo esporte unir um pouco mais nossos servidores e fazer com que troquem experiências”, comenta Paulino Sérgio Travasso, secretário de Turismo.
 
Oito equipes estão inscritas para participar dos jogos. Na modalidade futsal serão 5 grupos, e no voleibol, serão 3 equipes. Nesta terça-feira (6), os jogos começam às 19 horas entre as equipes: Stars X Educação, Esporte X Obras e Câmara X Educação.
 

Bombeiro militar passa a atuar em Araquari em até 40 dias

Em reunião nesta segunda-feira (5), no auditório da Prefeitura de Araquari, o Bombeiro Militar anunciou a instalação de um quartel às margens da BR 280. O bombeiro terá disponível um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância e um carro de resgate veicular que foi recebido do Governo do Estado, no dia 24 de março e já está à disposição da equipe que fará parte de Araquari. 
 
 Segundo o major Fabiano Bastos das Neves que hoje atua como comandante da 3ª Companhia do Bombeiro Militar de Barra Velha e deve ser transferido para Araquari, os homens que vão trabalhar no quartel também estão aguardando na unidade de Barra Velha e em quarenta dias iniciam os trabalhos em Araquari.

A reunião contou com a presença de representantes dos Bombeiros Voluntários de Araquari, Joinville e Jaraguá do Sul, assim como representantes de associações empresariais e vereadores e com a presença do prefeito João Pedro Woitexem e do vice Clenilton Carlos Pereira. O objetivo era debater um possível convênio com a Prefeitura.

 “Os Bombeiros Voluntários estão há muitos anos ao nosso lado, realizando um trabalho maravilhoso e nós acreditamos que a vinda do Bombeiro Militar irá somar e trazer benefícios à nossa população”, comenta o prefeito. Segundo ele, o desejo maior é que haja harmonia entre as duas equipes: “O que nós queremos é que as duas equipes possam trabalhar juntas prestando um bom serviço aos nossos habitantes”.

Durante os próximos dias, o prefeito João Pedro deve decidir se haverá ou não um convênio entre a Prefeitura e o Bombeiro Militar. O convênio tem por objetivo arrecadar as taxas empresarias como de vistorias e mantê-las no município, sem o repasse ao Estado. Segundo o Major Fabiano, sem o convênio, as arrecadações seguirão para o Governo do Estado que vai distribuir entre os municípios catarinenses. “O que nós pretendemos com o convênio é manter toda a arrecadação em Araquari que poderá ser aplicada na compra de ambulâncias e outros equipamentos”, comenta.

Artista Plástica palestra sobre “Arte Naif” para alunos do Almirante Boiteux


A manhã desta segunda-feira (5) foi de artes para os alunos da sétima série da Escola Básica Almirante Boiteux que participaram de uma palestra da artista plástica Ariane Krelling sobre “Arte Naif”. O evento aconteceu no Espaço da Memória, às 10 horas da manhã. 
 
Ariane é jornalista formada e desde 2005 vem trabalhando com pinturas em tela na técnica “Art Naif”. Segundo ela, é um estilo que mostra cores sólidas e vibrantes, sem a preocupação com profundidade. “A arte naif é uma arte mais idealizada, eu busco trabalhar em minhas telas cores vibrantes que possam despertar um sentimento de alegria e até tranquilidade, em quem vê meus quadros”, comenta.

A Art Naif surgiu na França com o artista Henri Rosseau (1844-1910). No início do século XX, após despertar a admiração de Alfred Jarry, Guillaume Apollinaire, Pablo Picasso, Robert Delaunay e outros intelectuais e artistas, seu trabalho foi reconhecido em Paris e posteriormente influenciou o surrealismo.

Esse é um tipo de arte que se caracteriza, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. Ariane comenta que esse é um tipo de arte ainda marginalizada: “É uma arte que ainda não é vista por muitos como arte, justamente por ser feita com o que está no coração. Já eu vejo que é isso que é a verdadeira arte, é sua expressão”, diz.

Para a artista o importante na Art Naif é não ter medo de usar as cores e se expressar por elas. As pinturas de Ariene trazem muito azul, amarelo, verde e vermelho e símbolos religiosos, apesar dela afirmar não estar colocando a religiosidade como tema, mas sim ter o objetivo de fazer o espectador sorrir e estar confortável com o que vê.

Alunas de dança ganham ouro em competição


A alegria é contagiante entre as alunas de dança da Casa da Cultura de Araquari, quando o assunto é Festival de Dança de Timbó. Isso porque elas e a professora Patrícia Dalchau trouxeram o ouro para a cidade. As meninas competiram na modalidade “Danças Populares”, apresentando frevo, em uma coreografia chamada “Carnaval em Olinda”. 
 
“Foi bem interessante, uma experiência nova para a minha vida”, comenta Letícia Maiara da Luz de 12 anos que participou do festival integrando o grupo de dança de Araquari. A menina entusiasmada com a vitória, já pensa também, em seguir carreira: “Com certeza eu vou querer ser dançarina a minha vida toda”, diz. Letícia não é a única, a transbordar de felicidade. Todas as meninas que participaram do festival soltam risos e gritos alegres e cheios de energia.

O evento aconteceu na sexta-feira (2) e ainda hoje é possível ver a alegria da conquista estampada nos pequenos rostos. E a professora de dança já tem planos para as garotas: “Nós vamos participar do Festival de Dança Mary Rosa que acontece em Itajaí no início de junho”, comenta Patrícia. Segundo ela, o próximo passo é continuar com os ensaios para aperfeiçoar cada vez mais as coreografias.

Araquari vence Mafra por 8 a 4 no sábado (3)


O sábado (3) foi de alegria para a torcida do Araquai Futsal, isso porque o time marcou 8 gols contra o Mafra. Araquari jogou em casa, no Ginásio de Esportes Moacir Iguatemy da Silveira, às 20h30 e passou os dois tempos do futsal eletrizando a torcida.

Ao som dos torcedores e com o ginásio lotado o time venceu de goleada e segue para a próxima partida que deve acontecer em São Lourenço do Oeste contra o SLO Futsal que ocorre no próximo sábado (10). “Nós estamos bem confiantes com o time e seguimos sempre em busca da vitória”, comenta o preparador físico Jonathan Oliveira. 

Definida a programação da 12ª Semana dos Museus no Espaço da Memória

São sete tipos de coleções que esperam os visitantes no Espaço da Memória de Araquari, durante a 12ª Semana dos Museus que acontece de 12 a 30 maio. A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, as instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.

 “As coleções fazem com que o conhecimento se enriqueça e se amplie no diálogo com os elementos recolhidos e reunidos como testemunhos de arte, da ciência, da história e da vida”, comenta Sueli Hreisemnou de Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Quem entrar no Espaço da Memória poderá ver coleções de brinquedos, de cartões da década de 30 e 40, de objetos como corujas, dinossauros, miniaturas de carros, tazos e a exposição “Noivas de todos os tempos”, onde o visitante também poderá apreciar vestidos da década de 60 ao ano de 2013.
O Espaço da Memória está localizado na Rua Nereu Ramos, nº 33, no Centro de Araquari e fica aberto para a visitação de segunda à quinta-feira das 8h às 20h30, sexta-feira das 8h às 17h e domingo das 14h às 17h. Isso, durante a 12ª Semana dos Museus.

O que: 12ª Semana dos Museus
Quando: De 12 a 30 de maio
2ª a 5ª: das 8h às 20h30
: das 8h às 17h
Domingos: 18 de maio e 25 de maio, das 14h às 17h
Onde: Espaço da Memória de Araquari, Rua Nereu Ramos, nº 33, Centro